FORMAÇÃO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE SOB O OLHAR DE EGRESSOS

Autores

  • Giovanna Dall Olivo da Luz Universidade do Planalto Catarinense
  • Denise Krieger Universidade do Planalto Catarinense
  • Jaqueline Aparecida Erig Omizzolo Universidade do Planalto Catarinense

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Ensino Superior, Bacharelado em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Trata-se de um estudo sobre a percepção dos egressos de um Curso de Graduação em Enfermagem sobre sua formação. Objetivo: Conhecer a percepção dos enfermeiros egressos identificando aspectos da formação acadêmica que facilitaram ou dificultaram no exercício da profissão. Método: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva desenvolvida junto ao Curso de Enfermagem da Universidade do Planalto Catarinense, localizada no estado de Santa Catarina/Brasil. Pesquisa realizada com 11 enfermeiros egressos entre os anos de 2004 e 2018 das três estruturas curriculares, escolhidos por sorteio aleatório. A coleta de dados ocorreu com entrevista semiestruturada, analisada à luz da análise temática. Respeita-se os aspectos éticos da Resolução CNS 466/2012, aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Resultados: Resultam-se em duas categorias temáticas: “Estrutura do ensino no curso de enfermagem” e “Vivência do egresso no mundo do trabalho da enfermagem”. Na primeira os egressos pontuam metodologia pedagógica do curso, organização do currículo e associação teórico-prática. Na segunda foram elencadas dificuldades e facilidades sobre o preparo na formação para o mundo do trabalho, destacando o processo de gestão. Conclusão: Percebe-se a qualidade do ensino do curso. A percepção dos participantes é de que, teoria e prática são fundamentais na formação do enfermeiro. As três estruturas curriculares evidenciam que a associação entre ambas se dá principalmente no contexto dos serviços de saúde e que elas são melhor significadas quando acontecem ao longo de todo o curso, desde os semestres iniciais.

Biografia do Autor

Giovanna Dall Olivo da Luz, Universidade do Planalto Catarinense

Enfermeira pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Pós-graduada em Enfermagem: Estética pela Faculdade Venda do Novo Imigrante (2020); Enfermagem do Trabalho pelo Instituto Educacional Maris. (2021); Enfermagem Estética pela Faculdade Única de Ipatinga (2022). Mestranda em Ambiente e Saúde na UNIPLAC.

Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIPLAC. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2255266989034333 E-mail: mkgiovanna@uniplaclages.edu.br

Denise Krieger, Universidade do Planalto Catarinense

Enfermeira. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIPLAC. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7744892489425681 E-mail: kriegerdepr@uniplaclages.edu.br

Autora Correspondente. Av. Mal. Castelo Branco, 170 - Universitário, Lages - SC, 88509-900 – Campus Universitário, Curso de Graduação em Enfermagem.

Jaqueline Aparecida Erig Omizzolo, Universidade do Planalto Catarinense

Enfermeira. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIPLAC. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1127080298564005 

E-mail: jacky-erig@hotmail.com

Referências

Silva KL, Sena RR, Silveira MR, Tavares TS, Silva PM. Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior. Esc. Anna Nery [Internet]. 2012 [Acesso em 25 mar 2023 ]; 16(2). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-81452012000200024

Padovani O, Corrêa AK. Currículo E Formação Do Enfermeiro: Desafios Das Universidades Na Atualidade. Sau. & Transf [Internet]. 2017. [Acesso em 25 mar 2023]; 8(2). Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3841

Barlem JGT, Lunardi VL, Barlem ELD, Bordignon SS, Zacarias CC, Lunardi Filho WD. Fragilidades, Fortalezas e Desafios na Formação do Enfermeiro. Esc Anna Nery [Internet]. 2012. [Acesso em 22 mar 2023]; 16 (2). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-81452012000200020

Humerez DC. Aspectos Gerais Da Formação Da Enfermagem: O Perfil Da Formação Dos Enfermeiros Técnicos E Auxiliares. Enferm. Foco. [Internet]. 2016. [Acesso em 22 mar 2023]; 7. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2016.v7.nESP.690

Macedo KDS, Acosta BS, Silva EB, Souza NS, Beck CLC, Silva KKD. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc Anna Nery 2018;22(3):e20170435 [Acesso em 28 mar 2023]; Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v22n3/pt_1414-8145-ean-22-03-e20170435.pdf

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINSESE. Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem. Lages: UNIPLAC, 2018. Disponível em: https://data.uniplaclages.edu.br/publicacoes/resolucoes/2386341a39f1d76b6ad999b623d00c06.pdf . Acesso em: 26 mai 2023.

Pinho MJ. Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Avaliação [Internet]. 2017. [Acesso em 28 mar 2023]; 22(3). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v22n3/1982-5765-aval-22-03-00658.pdf

Barbosa ACS, Luiz FS, Friedrich DBC, Püschel VAA, Farah BF, Carbogim FC. Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissional. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2019. [Acesso em 21 nov 2022]; 27: e3205. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3222.3205

Moreira F, Ferreira E. Teoria, prática e relação na formação inicial na enfermagem e na docência. Educação, Sociedade e Culturas. [Internet]. 2014. [Acesso em 22 nov 2022]; 16 (2). Disponível em:

https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC41_F_Moreira_E_Ferreira.pdf

Zamprogna KM, Corrêa, AB, Morera JAC, Kempfer, SS. Aptoximações da conscientização e a práxis em Freire: diálogos entre profissionais de saúde e educadores. In. Prado ML, Reibnitz, KS (org.) Paulo Freire: a boniteza de ensinar e aprender em sáude. Florianópolis: NFR/UFSC, 2016

Mattia BJ, Kleba ME, Prado ML. Formação em enfermagem e a prática profissional: uma revisão integrativa da literature. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018. [Acesso em: 26 nov 2022]; 71(4). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0504

Soares MI, Camelo SHH, Resck ZMR, Terra FS. Saberes gerenciais do enfermeiro no contexto hospitalar. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2016 Aug [cited 2019 Dec 01] ; 69( 4 ): 676-683. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690409i

Sade PMC, Peres AM, Wolff LDG. A Formação das Competências Gerenciais do Enfermeiro: Revisão Integrativa. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2014 [Acesso em: 26 nov 2022]; 8(6). Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i6Y2014p1739-1745

Peres AM, Rocha JR, Hipolito AC, Calixto RC. O Conhecimento Sobre a Formação Gerencial do Enfermeiro: Revisão Integrativa. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2014 [Acesso em: 26 nov 2022]; 8(2). Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i10a10112p3700-3708-2014

Meira MDD, Kurcgant P. Educação em enfermagem: avaliação da formação por egressos, empregadores e docentes. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 [Acesso em: 28 nov 2022]; 69(1). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690102i

Aredes AB, Bernardo JMS, Alexandre ACS, Leite-Salgueiro, CDB, Oliveira VL. Liderança do enfermeiro: reflexões sobre o papel do enfermeiro no contexto hospitalar. Id on Line Rev. Mult. Psic. 2018 [Acesso em: 28 nov 2019]; 12(41). Disponível em: http://idonline.emnuvens.com.br/id

Downloads

Publicado

28.04.2023

Como Citar

Luz, G. D. O. da, Krieger, D., & Omizzolo, J. A. E. (2023). FORMAÇÃO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE SOB O OLHAR DE EGRESSOS. Revista Saúde E Comportamento, 2(1), 10–26. Recuperado de https://revistasaudecomportamento.emnuvens.com.br/rsc/article/view/15

Edição

Seção

Artigos Completos