FORMAÇÃO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE SOB O OLHAR DE EGRESSOS
Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em Enfermagem, Ensino Superior, Bacharelado em Enfermagem, Estudantes de EnfermagemResumo
Trata-se de um estudo sobre a percepção dos egressos de um Curso de Graduação em Enfermagem sobre sua formação. Objetivo: Conhecer a percepção dos enfermeiros egressos identificando aspectos da formação acadêmica que facilitaram ou dificultaram no exercício da profissão. Método: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva desenvolvida junto ao Curso de Enfermagem da Universidade do Planalto Catarinense, localizada no estado de Santa Catarina/Brasil. Pesquisa realizada com 11 enfermeiros egressos entre os anos de 2004 e 2018 das três estruturas curriculares, escolhidos por sorteio aleatório. A coleta de dados ocorreu com entrevista semiestruturada, analisada à luz da análise temática. Respeita-se os aspectos éticos da Resolução CNS 466/2012, aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Resultados: Resultam-se em duas categorias temáticas: “Estrutura do ensino no curso de enfermagem” e “Vivência do egresso no mundo do trabalho da enfermagem”. Na primeira os egressos pontuam metodologia pedagógica do curso, organização do currículo e associação teórico-prática. Na segunda foram elencadas dificuldades e facilidades sobre o preparo na formação para o mundo do trabalho, destacando o processo de gestão. Conclusão: Percebe-se a qualidade do ensino do curso. A percepção dos participantes é de que, teoria e prática são fundamentais na formação do enfermeiro. As três estruturas curriculares evidenciam que a associação entre ambas se dá principalmente no contexto dos serviços de saúde e que elas são melhor significadas quando acontecem ao longo de todo o curso, desde os semestres iniciais.
Referências
Silva KL, Sena RR, Silveira MR, Tavares TS, Silva PM. Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior. Esc. Anna Nery [Internet]. 2012 [Acesso em 25 mar 2023 ]; 16(2). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-81452012000200024
Padovani O, Corrêa AK. Currículo E Formação Do Enfermeiro: Desafios Das Universidades Na Atualidade. Sau. & Transf [Internet]. 2017. [Acesso em 25 mar 2023]; 8(2). Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3841
Barlem JGT, Lunardi VL, Barlem ELD, Bordignon SS, Zacarias CC, Lunardi Filho WD. Fragilidades, Fortalezas e Desafios na Formação do Enfermeiro. Esc Anna Nery [Internet]. 2012. [Acesso em 22 mar 2023]; 16 (2). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-81452012000200020
Humerez DC. Aspectos Gerais Da Formação Da Enfermagem: O Perfil Da Formação Dos Enfermeiros Técnicos E Auxiliares. Enferm. Foco. [Internet]. 2016. [Acesso em 22 mar 2023]; 7. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2016.v7.nESP.690
Macedo KDS, Acosta BS, Silva EB, Souza NS, Beck CLC, Silva KKD. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc Anna Nery 2018;22(3):e20170435 [Acesso em 28 mar 2023]; Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v22n3/pt_1414-8145-ean-22-03-e20170435.pdf
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINSESE. Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem. Lages: UNIPLAC, 2018. Disponível em: https://data.uniplaclages.edu.br/publicacoes/resolucoes/2386341a39f1d76b6ad999b623d00c06.pdf . Acesso em: 26 mai 2023.
Pinho MJ. Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Avaliação [Internet]. 2017. [Acesso em 28 mar 2023]; 22(3). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v22n3/1982-5765-aval-22-03-00658.pdf
Barbosa ACS, Luiz FS, Friedrich DBC, Püschel VAA, Farah BF, Carbogim FC. Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissional. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2019. [Acesso em 21 nov 2022]; 27: e3205. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3222.3205
Moreira F, Ferreira E. Teoria, prática e relação na formação inicial na enfermagem e na docência. Educação, Sociedade e Culturas. [Internet]. 2014. [Acesso em 22 nov 2022]; 16 (2). Disponível em:
https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC41_F_Moreira_E_Ferreira.pdf
Zamprogna KM, Corrêa, AB, Morera JAC, Kempfer, SS. Aptoximações da conscientização e a práxis em Freire: diálogos entre profissionais de saúde e educadores. In. Prado ML, Reibnitz, KS (org.) Paulo Freire: a boniteza de ensinar e aprender em sáude. Florianópolis: NFR/UFSC, 2016
Mattia BJ, Kleba ME, Prado ML. Formação em enfermagem e a prática profissional: uma revisão integrativa da literature. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018. [Acesso em: 26 nov 2022]; 71(4). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0504
Soares MI, Camelo SHH, Resck ZMR, Terra FS. Saberes gerenciais do enfermeiro no contexto hospitalar. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2016 Aug [cited 2019 Dec 01] ; 69( 4 ): 676-683. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690409i
Sade PMC, Peres AM, Wolff LDG. A Formação das Competências Gerenciais do Enfermeiro: Revisão Integrativa. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2014 [Acesso em: 26 nov 2022]; 8(6). Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i6Y2014p1739-1745
Peres AM, Rocha JR, Hipolito AC, Calixto RC. O Conhecimento Sobre a Formação Gerencial do Enfermeiro: Revisão Integrativa. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2014 [Acesso em: 26 nov 2022]; 8(2). Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i10a10112p3700-3708-2014
Meira MDD, Kurcgant P. Educação em enfermagem: avaliação da formação por egressos, empregadores e docentes. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 [Acesso em: 28 nov 2022]; 69(1). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690102i
Aredes AB, Bernardo JMS, Alexandre ACS, Leite-Salgueiro, CDB, Oliveira VL. Liderança do enfermeiro: reflexões sobre o papel do enfermeiro no contexto hospitalar. Id on Line Rev. Mult. Psic. 2018 [Acesso em: 28 nov 2019]; 12(41). Disponível em: http://idonline.emnuvens.com.br/id